Você está em: AmoBrasil
Entrar

Vila Velha: Saiba como funciona o sistema de ônibus da cidade

Matheus Alvarenga

5, Fev, 19

O sistema de transporte público do município de Vila Velha funciona de duas formas: Sistema Transcol, provido pelo Governo do Estado e a Viação Sanremo, empresa terceirizada pela prefeitura. Os dois sistemas te auxiliam na hora de chegar a algum lugar desejado em Vila Velha, porém a escolha do serviço depende do destino do usuário. Neste post vamos trazer explicações de como funciona cada um desses sistemas para você ficar ligadinho na hora de andar por Vila Velha de busão.

Sistema Transcol

O Sistema Transcol funciona do mesmo jeito para todas as cidades. Conforme já explicado para o município de Serra, o sistema funciona com baldeação em terminais.

Vila Velha possui, atualmente, 3 terminais de integração em funcionamento, que são:

1) Terminal do Ibes;

2) Terminal de São Torquato;

3) Terminal de Vila Velha.

Todos os terminais funcionam da mesma forma, o que muda entre eles, é a região do município que atendem. O Terminal do Ibes, por exemplo, atende a região dos bairros em seu entorno e também permite integração entre os terminais de outros municípios como Serra e Cariacica. Da mesma forma acontecem com os demais.

Para utilizar o sistema é super simples. Vamos colocar um exemplo de que você queira visitar a Praia da Costa. Atualmente, os terminais que atendem a região da Praia da Costa são os terminais de Itaparica e Vila Velha. Portanto, você deve buscar entrar em ônibus com as placas indicando que vão para estes terminais.

Ao chegar nos respectivos, você deve pedir ajuda a um fiscal para te dizer quais linhas que te deixam na Praia da Costa, mas a gente adianta aqui pra você:

No Terminal de Vila Velha, você acessa a Praia da Costa através das linhas 662 e 651.

Caso tenha lido a gente, a única coisa que você vai precisar perguntar, é em qual ponto você desce para aproveitar as maravilhas de uma das praias mais queridas de Vila Velha.

Você pode conferir os horários e itinerários das respectivas linhas no site: http://www.ceturb.es.gov.br.

Viação Sanremo

Os ônibus da Viação Sanremo são utilizados para trafegar por dentro do município de Vila Velha em bairros onde algumas linhas do Sistema Transcol não atendem, ou em bairros também atendidos. Atualmente ela funciona como um reforço para desafogar os ônibus do transcol. Para utilizar não tem segredo, basta ir até um ponto de ônibus e pegar um ônibus para o destino que você deseja, mas atenção! Não há integração neste sistema.

Para conferir os horários e itinerários, você pode acessar o site: http://www.viacaosanremo.com.br/horarios.

Viu como é fácil? Está esperando o que pra conhecer Vila Velha? Por aqui tem bastante coisa legal. Aproveite!

Salve ou imprima esse post para sua viagem

Matheus Alvarenga

Jornalista, atuou na área de assessoria de imprensa e jornal impresso. Amante de coisas novas e turismo sustentável, hoje é redator do Amo Brasil.

Experiências Veja mais

#amobrasil

Siga o AmoBrasil no instagram